DE OLHO NO ACABAMENTO

Sempre que imaginamos produzir algo impresso e procuramos reproduzir essa ideia na prática, logo pensamos em utilizar o computador e seus softwares específicos de design e editoração. Temos a nossa disposição um sem número de possibilidades para criar e visualizar a nossa ideia.

 As ferramentas de que esses softwares dispõem nos permitem criar e imaginar qualquer peça impressa com as mais variadas possibilidades no uso das cores, dimensões e formas.

 Entretanto, há um componente subjetivo, inerente apenas ao desejo de quem cria, que o computador e seus programas nem sempre considera: o acabamento.

Imaginemos criar um folder de caráter informativo destinado a um público em particular. Fundamental é pensarmos logo no tamanho e no volume de informações contidas nesse folder.

Esse poderá ser apenas uma frente ou frente e verso. As cores serão escolhidas de acordo com as características do público-alvo ou mesmo alusivas a alguma peculiaridade de quem está divulgando o folder. Poderemos imaginar um folder dobrado para que possa ser inserido em um envelope previamente escolhido. Pois nesse simples folder poderemos agregar vários tipos de acabamento que tornaram mais atrativo o trabalho. Um CORTE perfeito e uma DOBRA exata são fundamentais. Podemos pensar em salientar aquelas informações mais significativas ou mesmo imagens com a aplicação de um VERNIZ LOCALIZADO ou conferir nobreza e proteção ao impresso com o uso da LAMINAÇÃO PLÁSTICA brilhante ou fosca. Talvez uma forma diferenciada com cantos arredondados ou lembrando algum objeto alusivo ao conteúdo do folder e isso irá requerer não cortes retos mas uma ESTAMPA que reproduza a forma desejada. Ainda há o recurso do HOT STAMPING que é uma resina brilhante de cores variadas sobreposta à impressão usada para dar ênfase a informações que mais nos interessem.

 Estes foram pequenos exemplos de um arsenal de melhorias que nos é colocado à disposição visando agregar qualidade na apresentação do folder e é o que chamamos de ACABAMENTO.

E o acabamento deve ser levado em consideração desde que começamos a imaginar nosso trabalho, e levamos nossa ideia ao computador, até escolhermos a maneira mais adequada de imprimir.

 Os aspectos técnicos ligados à escolha das cores, aproveitamento de papel e o respectivo acabamento, entre outros, são fatores que influenciam de forma decisiva no custo final e no prazo de entrega dos materiais.

Estaremos sempre à disposição para prestarmos a melhor orientação no sentido de tornar seu projeto gráfico vistoso, eficiente, que atenda às suas expectativas e que seja viável economicamente.