Imprimindo Cores

streamer-3088458_1920Estamos rodeados de cores.
Vivemos num mundo colorido que possui uma infinidade de cores, algumas nem imaginamos que existam. Quando criamos um trabalho a ser impresso, uma das nossas principais preocupações é com as cores. Elas acrescentam ao trabalho, além de beleza, significados que estão contidos em cada detalhe da impressão. Ao criarmos o trabalho devemos considerar que algumas cores são características ou detalhe do tema que estejamos abordando.

Por exemplo: se nosso trabalho se reportar a algum clube, esse clube possui cores que lhe identificam junto ao público, assim como empresas que carregam na sua identificação visual as cores do seu logotipo. Essas cores, ao serem impressas, deverão permanecer fieis às referências de cor requeridas pelo tema do nosso impresso. Para isso, ao você encomendar um impresso em uma gráfica, existem as provas de cor que irão balizar o resultado final da impressão.
As provas de cor mais utilizadas atualmente provêm de máquinas digitais de alta resolução que reproduzem em papel próprio as cores que você aplicou no seu arquivo. Essa prova servirá, também, para você conferir se era isso o que estava previsto. É normal que a partir da análise das cores da primeira prova se façam ajustes nas cores contidas no arquivo tentando aproximá-las do objetivo proposto. Caberá à gráfica imprimir o trabalho com as cores o mais próximo possível da prova. Deve-se considerar que as provas digitais, por serem impressas em papel específico, podem apresentar diferenças em relação à impressão por essa ser feita em outro tipo de papel ou até em outro material. Uma margem de tolerância deve ser estabelecida entre você e a gráfica para que essa eventual diferença não prejudique o resultado final esperado. As cores no arquivo normalmente são compostas pela mistura de outras cores: no sistema CMYK, que é o mais utilizado, essas cores são Cyan (azul), Magenta (rosa forte),  Amarelo e Preto.  Ao misturarmos essas 4 cores chegaremos a praticamente todas as outras cores que possamos desejar. No caso do resultado ainda não ser satisfatório, podemos recorrer a cores especiais que não se conseguem reproduzir com nenhuma mistura que fizermos das cores CMYK.
A Impresul é especialista em cores. Nossa impressão segue rigorosos parâmetros de comparação entre prova e impresso. Utilizamos os mais modernos recursos de calibração de cores que permitem que todas as máquinas, independente do tipo de impressão, reproduzam as mesmas cores mostradas nas provas. Quando você explorar o mundo das cores encontrará sempre  a equipe da Impresul pronta para orientá-lo na obtenção dos seus objetivos mais coloridos.