Arte Final

05214763

Vamos comentar agora alguma coisa sobre arte final. É o trabalho que consiste em transformar em arquivos digitais as criações que queremos ver impressas e, para que isso tenha sucesso, algumas condutas devem ser adotadas na hora do envio desse arquivo para a gráfica:
- Fechar o arquivo sempre no formato final do trabalho, evitando montagens ou imposições que ficam a cargo da gráfica.

- Utilizar todos os elementos no sistema de cores CMYK. No caso do uso do RGB os softwares que gerenciam a impressão transformam o RGB em CMYK ocasionando uma variação bastante considerável no resultado final que você espera. Uma dos efeitos é a perda do colorido intenso que você propõe resultando na impressão muitas vezes desbotada ou “lavada”.

- Sempre estabelecer uma área de segurança que exceda os limites estabelecidos pelas marcas de corte do arquivo. Conhecida como “sangra”, essa área de segurança não deve ser inferior  a 3mm, normalmente se usa 5mm. Essa segurança evita que, ao se cortar a peça nas marcas de corte, elementos fora do previsto apareçam na impressão.

- As imagens utilizadas, dependendo do tamanho, devem  ter entre 250 e 300dpi. Essa resolução varia muito em função da arte que está sendo criada, do formato final e do processo de impressão a ser adotado. Cuidado com imagens baixadas da internet. Normalmente têm resolução baixa e seu objetivo é visualização no monitor e não impressão.

- Os textos, de preferência, deverão ser convertidos em curva. Em arquivos editáveis que necessitem alguma alteração de texto é fundamental o envio das respectivas fontes.

- Os elementos em preto requerem um cuidado especial. Textos em preto deverão estar apenas no preto não devendo ser usada composição de cores. Textos coloridos muito finos podem acarretar dificuldades de registro na hora da impressão off-set. Na impressão digital esse risco é menor.

- Converta em bitmap com 300dpi todos os efeitos de sombras, texturas, transparências, entre outros. Isso evitará eventuais problemas que podem ocorrer na gravação das chapas que vão para a impressora. Prever overprint apenas para o preto 100%.

- O ideal é enviar para a gráfica o arquivo fechado em PDF-X1A ou o arquivo aberto com os respectivo links e fontes.

Contamos com uma equipe de profissionais sempre pronta a tirar qualquer dúvida que você ainda possa ter e, dessa forma, colaborar com o sucesso do seu trabalho.