Orçamento

orç

Elaborar um orçamento gráfico pode parecer uma operação complicada mas se algumas providências básicas forem adotadas torna-se uma tarefa de simples execução.

- Informações básicas: Algumas informações básicas são fundamentais para o sucesso de um orçamento, tais como, tipo do produto: catálogo, folder, revista, etc…,  onde e como será utilizado, quantidade, acabamento, custo, forma pagamento,  prazo de execução e logística de entrega. Deve-se sempre orçar mais de uma quantidade pois normalmente quanto maior a quantidade, menor será o preço unitário do material.

- Formato e demais dimensões: importante informar o formato aberto e fechado especificando o local das dobras, quando houver, se serão dobras simples, sanfona, janela, etc…,  e verificar a necessidade de vincos normalmente necessários em papel de alta gramatura.

- Tipos de papel: couchê, reciclato, offset, duplex, cartão, etc…, sempre atentando que existe uma forte relação entre alguns tipos de papel e o tempo necessário para a secagem da tinta. Importante definir a gramatura do papel.

- Número de páginas: Deve-se considerar o número de páginas como o dobro do número de folhas e se serão impressas apenas em uma face ou nas duas, e se serão preto e branco ou coloridas.

- Cores: impressão colorida apenas na frente (4×0); impressão preto e branco apenas na frente (1×0), colorida em ambas as faces (4×4) e assim por diante. Especificar se haverá necessidade de cores especiais (Pantone).

- Acabamento:  os mais usados são o corte reto em guilhotina ou cortes especiais utilizando-se estampa, aplicação de laminação fosca ou brilho (prolan), verniz total ou localizado em partes do impresso, picotes, furos, relevo, tipos de encadernação (wire-o, dobra e grampo, colagem, costura)  e outros.

- Entre a elaboração do orçamento e a execução do serviço pode haver um considerável espaço de tempo, portanto, o que foi orçado deverá ficar registrado (normalmente por email)  para que não haja diferencas entre o que estava previsto e o que consta no arquivo a ser enviado para a impressão. Isso ocorre com frequência e pode causar alterações consideráveis nos custos e nos prazos estabelecidos no orçamento inicial.

- Contamos com uma equipe altamente especializada para lhe dar a necessária assessoria nesse assunto e fazer o seu orçamento dentro das possibilidades e necessidades que todo o trabalho gráfico requer.