Verniz Localizado

Cartao-de-visita-com-verniz-localizado
Um dos tipos de acabamento mais utilizados em peças gráficas é o Verniz Localizado.
Trata-se da aplicação de um esmalte em locais específicos do impresso de forma a dar um maior destaque visual a alguns elementos que sejam importantes para a apresentação do trabalho.

A aplicação se dá por meio de uma máscara que indica os locais onde deverão ocorrer o efeito. Esta máscara, assim como o layout do trabalho, deverá estar prevista no arquivo final que irá gerar o impresso.
O Verniz Localizado confere sofisticação a  qualquer material gráfico e é muito usado em peças como convites de casamento e convites de formatura, para destacar os nomes das pessoas envolvidas. Recomendado também para catálogos de produtos ou empreendimentos imobiliários em que alguns elementos devam receber maior visibilidade.

Por se tratar de uma ferramenta que busca realçar alguma parte específica do impresso e que para isso exija um registro perfeito com a imagem, recomenda-se que não seja aplicado em textos ou elementos muito pequenos e nem onde haja uma dobra ou vinco. A rigor o Verniz Localizado  deve constar apenas nos elementos a serem destacados e não deve ser usado de forma indiscriminada no impresso.

Onde aplicado, o Verniz Localizado produz o efeito de um suave relevo podendo ser liso ou texturizado, fosco ou brilhante, com glitter e até aromatizado. Pode ser aplicado em papel de qualquer gramatura (espessura) exceto naqueles muito finos.
Estamos sempre à disposição para uma orientação segura a respeito desse e de outros tipos de acabamento que certamente irão enriquecer o seu projeto gráfico.