Estampa

No caso de um impresso retangular usa-se uma guilhotina para cortar e aparar as bordas, processo conhecido como “refile”. Mas como fazer isso em um impresso quando o seu formato final não for retangular? Por exemplo, um cartão de visitas com cantos arredondados, um disco impresso, um envelope, uma pasta que tenha um bolso para portar documento e mais um universo de alternativas que a criatividade de cada um é capaz de criar. Nesse caso recorre-se a uma ferramenta muito comum no mundo gráfico que é a faca ou estampa.

facas-gráficas
Existem facas padronizadas que servem para estampar impressos pré-definidos de acordo com as medidas necessárias para a utilização dessa faca. Na maioria dos casos, entretanto, cada impresso requer a elaboração de uma nova faca de maneira a cortar o impresso nas dimensões e no desenho previstos. No processo de estampa ainda pode haver furos de dimensões diversas em que normalmente são utilizados vazadores com variadas bitolas. Para os cantos arredondados utilizam-se ferramentas específicas que dispensam a elaboração de uma  faca mais trabalhada. O processo é muito utilizado, também, em cartelas de adesivos que deverão ser destacados da base após a sua impressão.  Há casos, porém, em que a utilização da faca torna-se a única maneira possível de dar forma àquilo que imaginamos. Uma faca, além do desenho do contorno externo do trabalho, pode estabelecer, ainda, a posição de vincos, dobras, recortes internos e outros detalhes que o trabalho requer.
A faca, da mesma maneira que o arquivo para impressão, é criada a partir de um arquivo que contenha o seu desenho. Pode ser criada manualmente ou a laser em casos mais detalhados. Recomenda-se que o arquivo da faca não contenha pequenas curvaturas ou detalhes de dimensões reduzidas porque isso dificulta e encarece o processo de estampa. Esse é um processo de acabamento gráfico que torna o impresso mais atraente e adaptado ao seu objetivo final e que tem um custo a ser considerado no cálculo do respectivo orçamento. Estaremos sempre disponíveis para prestar todas as informações que o assunto requer, dando sempre a devida orientação para as melhores e mais criativas soluções para o seu projeto gráfico.