A logística na vida da empresa

Delivery man with package outdoors

A palavra logística vem do grego, que significa contabilidade e organização. Também tem sua origem no francês “logistique”, que significa “arte que trata do planejamento e realização de vários projetos” (significados.com). Com sua origem nas guerras, onde era preciso armazenar, organizar e transportar suprimentos, hoje a logística é parte essencial de uma empresa. E o gestor que desconsidera essa necessidade está um passo atrás no seu negócio.

Conforme bem claro na sua definição, a logística tem tudo a ver com organização e planejamento, conceitos fundamentais na vida de uma empresa. Quando pensamos em logística, em geral pensamos apenas no transporte de materiais. Mas sua aplicação abrange muito mais que isso. O profissional de logística cuida do almoxarifado, do recebimento de insumos e materiais, controle de produção e compras, integrando vários setores de uma empresa.

Mas embora a logística esteja envolvida em todas essas aplicações, existe um fator em comum que norteia a condução de todo o processo: o prazo. Sim, o prazo é a meta a ser alcançada em toda essa cadeia produtiva e é a razão para todo o planejamento. O prazo, que nada mais é do que a necessidade do cliente, é o grande responsável pela realização de uma estrutura de planejamento. Assim sendo, a logística está diretamente envolvida na atenção da necessidade do cliente.

Planejamento, organização e cumprimento do prazo: nós consideramos esses valores essenciais no desenvolvimento do nosso trabalho. Se precisar de um atendimento sério, com a logística adequada para atender seu projeto, pode contar conosco.