Mito ou verdade: O papel vai acabar?

posts_infos Impresul 04

Aqui na Impresul, a gráfica mais premiada do sul do Brasil, o trabalho nas impressoras é constante. Ainda sim, seguidamente nos perguntam sobre o tão falado fim do papel, ou mais precisamente, fim dos impressos. Será que isso vai acontecer mesmo? É fato que muitas organizações, bancos, serviços públicos e privados estão migrando para o meio digital e até cobrando tarifas de consumidores que desejam receber sua comunicação impressa (TWO SIDES,2021). Mas isso significa o fim do papel? Bem, considere algumas boas razões pelas quais a impressão no papel, embora tenha diminuído nesses últimos anos, ainda tenha um grande espaço no mercado:

CONFIANÇA: Embora um grande número de pessoas esteja buscando informação e comunicação por meios digitais, é bem verdade que muitos outros ainda confiam mais no que está escrito no papel. Em especial hoje, com a grande instantaneidade da internet, informações no papel apresentam uma sensação de segurança e confiabilidade maior. É mais difícil disseminar fake news no papel, porque o impresso é diferente de um post numa rede social, que pode ser apagado a qualquer momento. Além disso, as fontes dos impressos são mais verificáveis.

GOSTO PESSOAL: Ainda que a maioria das pessoas tenha um celular, muitas delas preferem ler no papel. Muitos revelam que inclusive compreendem melhor uma leitura ou informação impressa em papel. Muitos revelam que uma das coisas que os mantêm fiéis aos impressos em papel, é porque não é necessário cadastrar senhas ou revelar dados pessoais.

SAÚDE: É verdade que é muito falado sobre o impacto do uso do papel no meio ambiente e por consequência na saúde das pessoas. Porém, empresas de papel conceituadas trabalham com rígido controle ambiental, a fim de serem auto sustentáveis. É verdade também que o uso indiscriminado de telas luminosas de computadores e celulares também é prejudicial à saúde física e emocional das pessoas. 

O certo é que tanto o impresso como o digital tem seus lugares definidos e não competem entre si. Cada um tem seu uso específico e não podem ser ignorados. Antes de tomar alguma decisão sobre a veiculação de seu trabalho, pense nas vantagens e desvantagens da impressão x digital. E se precisar de ajuda, em qualquer um dos casos, fale com nossos profissionais, que teremos prazer em esclarecer suas dúvidas.