Como deixar seu layout pronto para impressão

Quem é que já passou por aquele momento de frustração quando a cor que vemos na tela do nosso celular ou computador não sai igualzinha na impressão, hein? Pois é, quem já passou por isso sabe que é um balde de água fria no sonho de ter a criação perfeita. Mas, calma aí! Hoje vamos explicar por que isso acontece e dar algumas dicas de como fazer para que a cor do impresso se aproxime ao máximo da cor da tela. Bora lá?

Pra começar, precisamos entender que a cor é percebida de forma diferente dependendo do meio em que estamos vendo ela. A cor na tela, por exemplo, é formada por luzes que se misturam em diferentes intensidades, e isso cria a ilusão de cores diferentes. Já na impressão, a cor é formada pela absorção e reflexão de luz através de pigmentos, e isso pode fazer com que a cor pareça mais escura ou menos vibrante.
Além disso, as telas usam um sistema de calibração que pode variar de dispositivo para dispositivo. Isso significa que as cores podem parecer diferentes em um celular, em um laptop e em um monitor de desktop, por exemplo. Já na impressão, há uma série de variáveis que afetam a cor, como o tipo de papel, a qualidade da tinta e até mesmo a iluminação do ambiente em que a impressão será visualizada.
Então, como fazer para aproximar ao máximo a cor da tela na impressão? Aqui vão algumas dicas:

1. Calibre o seu monitor: Isso pode ser feito utilizando uma ferramenta de calibração de cores ou seguindo tutoriais online. Dessa forma, você pode garantir que a cor que você vê na sua tela seja o mais próximo possível da cor real.

2. Utilize perfis de cor: Os perfis de cor são arquivos que contêm informações sobre como as cores são reproduzidas em diferentes dispositivos. Usar um perfil de cor apropriado para a impressão pode ajudar a garantir uma reprodução mais precisa das cores. Consulte um profissional para obter os perfis de cores corretos para o tipo de impressora e papel que você está utilizando.

3. Faça testes de impressão: Antes de fazer uma impressão em grande escala, é sempre bom fazer alguns testes para avaliar como as cores serão reproduzidas. Imprima uma pequena amostra do seu trabalho e verifique se as cores estão próximas do que você esperava.

4. Utilize um padrão de referência: Se você precisa de uma cor específica, utilize um padrão de referência, como o Pantone. Os padrões Pantone são universalmente reconhecidos e garantem uma correspondência precisa das cores entre diferentes meios.

5. Trabalhe com um profissional: Se você está lidando com um trabalho de impressão importante e precisa garantir uma reprodução precisa das cores, é sempre recomendado trabalhar com um profissional da área. Eles possuem conhecimento e experiência para lidar com as nuances da impressão e garantir que a cor final seja o mais próximo possível da cor da tela.

Então agora vocês já sabem por que as cores podem parecer diferentes na tela e na impressão, e também têm algumas dicas para se aproximar ao máximo da cor da tela na impressão. Lembre-se de que a calibração do monitor, o uso de perfis de cor adequados, testes de impressão, padrões de referência e a ajuda de um profissional são ferramentas valiosas nesse processo. Agora é só colocar em prática e nos contatar para fazer aquela impressão incrível que você tanto deseja. Boa sorte e arrasa!