Faça Diferente…

Toda vez que você se dispuser a criar um trabalho gráfico, deve ter em mente que esse trabalho não se resume ao que você enxerga na tela do computador. Se esse trabalho for criado para exposição apenas digital a forma como ele será visto pelo seu público consumidor dependerá exclusivamente das ferramentas que aprimorem essa visualização na tela.
Caso, entretanto, o seu trabalho for de grande ou médio formato e se destinar à exposição impressa você deverá levar em consideração importantes fatores que são fundamentais na hora de viabilizar a impressão desse trabalho.

Fatores como os materiais a serem utilizados na impressão e a forma como serão expostos são os mais importantes porque eles, além de definirem parte importante do custo da produção, estabelecem regras na criação que deverão ser seguidas em cada caso.

Em grandes formatos do tipo outdoor, frontlight, fundos de palco, faixas e outros trabalhos de comunicação visual, peças essas produzidas geralmente em lona,  você deve levar em consideração, principalmente, a resolução com que deve ser fechado o seu arquivo. Dependendo do tamanho da peça e mesmo da distância da qual ela será vista, essa resolução se torna uma grandeza relativa que varia caso a caso. 

 Por exemplo: em peças grandes, cuja visualização será feita à distancia, recomenda-se que o arquivo seja fechado com 10% do tamanho e com resolução nunca menor do que 300 dpi. Em caso de banners cuja visualização será feita a uma distância menor o arquivo deverá ser fechado em tamanho natural com uma resolução mínima de 200 dpi. Adesivos de vitrine, cuja visualização pode variar conforme o seu posicionamento na loja, devem seguir essas mesma regras. Ou seja, quanto maior a distância entre a peça exposta e o público que irá vê-la, menor resolução de imagem será requerida. 

 Deve-se considerar, ainda, que as cores que se apresentam na tela do seu computador nem sempre conseguem ser reproduzidas de forma absolutamente fiel. A composição dos materiais, o tipo de impressora, a incidência de luz e até fatores climáticos poderão afetar essa esperada fidelidade.Uma forma de diminuir esse problema é você fornecer um material já impresso que sirva de referência de cor que deve ser seguida durante a impressão. São pequenas rotinas, entre tantas outras, que farão com que o seu trabalho obtenha o resultado esperado e cumpra os objetivos a que ele se propõe.

 É recomendável que, quando você for desenvolver um material desse tipo, esteja ciente desses detalhes de impressão que serão fundamentais para o sucesso do seu trabalho. Estaremos sempre à sua disposição para orientá-lo nesse sentido.