Ao fazer uma Revista ou Livro

ENCADERNAR

Existem várias maneiras de alguém ou alguma empresa se expressar, mandar uma mensagem, fazer publicidade de alguma coisa ou mesmo contar uma história. Uma das maneiras, talvez a mais completa, é através de uma revista ou um livro. Para cada caso há variações nos tipos de acabamento que podem interferir no resultado final do seu projeto.
Há vários métodos e tipos de encadernação aplicados sobretudo em livros, revistas e catálogos, com o intuito de facilitar o manuseio e de unir as suas páginas.

É muito comum também o uso da encadernação para a entrega de trabalhos de faculdade ou colégio, confecção de apostilas, e também de documentos de empresas em geral. Mas a encadernação não se resume apenas nisso, há ainda uma extensa gama de possibilidades onde os tipos diferentes de encadernação podem ser aplicados, para propiciar um aspecto diferenciado no design dos materiais, bem como para propiciar o melhor acabamento dos produtos. Veja a seguir, os principais tipos de encadernação disponíveis no mercado.

- O método canoa de encadernação consiste em grampear as folhas, sendo utilizado principalmente em revistas. Nesse tipo de encadernação, o miolo se prende à capa por meio de grampos. Não é muito indicado para volumes com muitas páginas, nem para papéis de alta gramatura, pois isto dificulta a dobra prejudicando do acabamento.

- A encadernação com lombada quadrada pode ter seu miolo colado de diversas maneiras, em métodos mais tradicionais através de costura ou utilizando cola como Hot Melt ou PUR.
Na encadernação com costura, as folhas de cada caderno são unidas por costura na dobra do formato aberto e só então os cadernos são reunidos, lado a lado, com o uso da cola. Mais resistente e de custo maior, a técnica é adequada para impressos com mais de 200 páginas e que exijam apresentação mais nobre ou destinada a grande manuseio (como livros didáticos).

- Já nos processos com cola HotMelt ou PUR, as colas são aplicadas à quente, não é necessário dobras, pode-se fazer com as folhas soltas (o número total de páginas precisa ser par). Quando o papel utilizado no miolo é mais encorpado, é comum a aplicação de vinco na capa, em torno de 5mm de distância da lombada. Adequada para revistas mensais, com volumes entre 40 e 200 páginas.

- Um dos mais populares tipos de encadernação se dá por meio da técnica espiral. Para tanto, são feitos furos mecânicos nas folhas e na capa, introduzindo-se nos buracos o espiral normalmente plástico. Por ser um material mais econômico é muito utilizado principalmente para apostilas e materiais didáticos. Em breve voltaremos ao assunto para estudarmos outros tipos de encadernação e variados tipos de capas.