Erro!

magnifying-glass-541625_1920

Todos nós estamos sujeitos a cometer erros. O erro está inserido na historia da impressão gráfica, muito embora seja uma figura que todos querem ver longe. E quais são os erros mais usuais que acontecem na produção de uma peça gráfica:

- Erros de digitação: é o mais comum dos erros e, dependendo do tamanho desse erro, pode ocasionar a reimpressão de todo o trabalho. Se for impressão em ambas as faces (frente e verso) e o erro acontecendo em apenas uma delas já inviabiliza a conclusão de todo o trabalho. Em alguns casos, se o erro só for percebido após a impressão de grande volume de material e a sua ocorrência alterar de forma significativa o conteúdo impresso, torna-se menos dispendioso e até mais rápido gerar uma “errata” que nada mais é do que uma correção também impressa do erro cometido. Essa opção requer uma análise muito criteriosa do tempo e do custo extra a ser gerado por uma errata. Uma boa revisão do trabalho antes da impressão certamente se faz necessária para evitar esse tipo de transtorno.

- Erros de arquivo: devido ao variado arsenal de softwares voltados à criação de arquivos destinados à impressão, podem ocorrer erros cuja origem está, muitas vezes, na desinformação no trato desses diversos softwares quando voltados à impressão offset. Um desses problemas ocorre na definição das cores dos diversos elementos. Recomenda-se o uso de tabelas de cores CMYK devidamente calibradas e voltadas à impressão offset. A definição errada dessa combinação de cores gera atrasos, custos adicionais e, muitas vezes, reimpressão do trabalho. Especial atenção deve ser dada às cores muito densas ou escuras e aos pretos chapados que aparecem no arquivo. Textos pequenos ou muito finos devem ser criados utilizando-se uma única cor, geralmente o preto 100%, o que facilita o registro da tinta na impressora. Importante saber que a tela do monitor não serve de referência de cor para a impressão. Nem tudo o que se cria no computador é possível ser impresso. Frequentemente se procede a ajustes no arquivo de maneira a adaptá-lo ao tipo de impressão sem que haja prejuízo no seu conteúdo.

Em breve voltaremos a esse assunto. Nossa equipe técnica estará sempre à disposição para apresentar as soluções mais adequadas para que esses erros passem bem longe do seu trabalho.