Provas

color-patterns-1504429_1920

Os materiais impressos numa gráfica devem seguir os padrões e informações contidos numa prova que sirva de referência para o impressor.
Essa prova deve ser avaliada pelo cliente que encomenda a impressão e, além do conteúdo das informações, deve servir de referência das cores e demais grafismos contidos no trabalho.
Ao longo do tempo vários tipos de prova foram utilizados para avaliar um trabalho. Todos procuraram atingir o objetivo de servir de referência para a posterior impressão. Essas provas, normalmente obtidas a partir dos mesmos arquivos digitais que dão origem à impressão real, sempre apresentaram uma restrição importante que deve ser considerada quando de sua avaliação: o fato de, no ato da impressão, o papel, as tintas utilizadas e os processos de impressão serem diferente dos utilizados para a prova. Isso normalmente faz com que a impressão real nem sempre apresente uma fidelidade completa em relação à prova. Um nível de tolerância com relação a isso deve ser considerado quando da avaliação do resultado final e essa tolerância é, inclusive, prevista na norma técnica que disciplina o assunto.
Atualmente, as provas mais utilizadas são as provas digitais, geradas a partir de impressoras digitais de variados fabricantes mas todas elas utilizando papeis e tintas específicas para o seu uso. Por isso, essas impressoras devem ser constantemente calibradas de acordo com o resultado a ser obtido na impressão final. A maior ou menor fidelidade do impresso obtido com relação à prova, define um dos pontos fundamentais no processo de avaliação da qualidade do trabalho.
Estamos em constante avaliação desses resultados e nossa equipe técnica realiza a calibração periódica de nossa impressoras de provas de forma a obter sempre o resultado mais fiel no resultado final da impressão.
No caso de dúvidas, conte com nossa assessoria técnica que estará sempre disponível para lhe dar a melhor orientação sobre esse assunto.