Dobra

list-1925752_1920

Um acabamento importante a ser considerado na criação de um arquivo a ser impresso é o tipo de dobra a ser empregado. Uma atenção especial deve ser dada à margem de segurança para todo o conteúdo: textos, imagens, ilustrações, etc… Isso porque a execução da dobra, feita em máquina específica para isso, pode gerar variações entre 2 e 3 mm que talvez afetem o conteúdo do trabalho caso não exista essa margem. As dobras devem ser sinalizadas na posição correta a serem utilizadas e a máquina de dobra é programada para seguir essa sinalização. A marcação da dobra não deve invadir o interior do trabalho e deve ser feita por um ou mais traços que se localizem por fora das margens de corte. Em papéis de maior espessura é necessário, muitas vezes, a execução de um vinco que é feito ao longo da dobra evitando que o papel, por ser mais grosso, possa “quebrar” e marcar a impressão já feita. Os tipos de dobra mais utilizados em trabalhos gráficos são os seguintes:

  • Dobra simples: que divide o trabalho em duas partes. Importante verificar que nem sempre essa dobra é feita no centro do impresso e as duas partes podem ficar assimétricas se a arte assim o exigir.

  • Dobra sanfona: que divide o trabalho em várias seccões iguais e diminui consideravelmente o formato final do trabalho sem interferir no seu conteúdo.

  • Dobra em cruz: consiste em duas dobras, uma no sentido vertical e outra no sentido horizontal. Normalmente é feita no meio do trabalho mas pode haver variações. Essa dobra reduz em aproximadamente um quarto do formato do impresso sem alterar o seu interior.

  • Dobra janela: imagine um impresso horizontal dividido em 4 partes em que as faces externas dobram para dentro ficando rente à lombada. Esse tipo de dobra exige que as faces externas sejam ligeiramente menores que as centrais para evitar que se sobreponham no centro do trabalho.

  • Dobra carteira: é uma variação da dobra janela em que o impresso é dividido em várias partes e as faces externas vêm sendo dobradas de fora para dentro. Nesse caso cada face tem que ser menor que a anterior para evitar que haja uma sobreposição em qualquer das dobras.

    Existem outros tipos de dobras menos usuais e que requerem maior cuidado na sua execução. É recomendado que, antes da impressão, seja feito um modelo em branco do trabalho para verificar os efeitos que as dobras podem exercer sobre o conteúdo do impresso final.

    Em caso de dúvidas estaremos sempre disponíveis para dar toda a orientação necessária nesse assunto.