A arte envolvida na Impressão Offset

infografico-impressao-offset

O nome inglês, offset – que significa fora do lugar – vem do fato dessa impressão ser indireta, ou seja, a tinta passa por um cilindro intermediário antes de ir para o papel. Como funciona? É caro? Vale a pena? São perguntas que vamos considerar a seguir:

Como Funciona
De forma bem resumida, podemos dizer que a impressão offset é um processo que consiste da interação entre água e gordura (a tinta offset é de consistência gordurosa). O processo de impressão offset é indireto, ou seja, a imagem é transferida da matriz para um rolo de impressão (blanqueta) e somente depois é passada ao papel. Por isso a matriz (chapa offset) é legível mesmo antes da impressão, diferentemente dos processos diretos onde a matriz é espelhada (texto escritos invertidos).
Fonte:https://www.expoprint.com.br/

É caro?
A resposta mais correta seria: depende. Depende de sua necessidade. Se a sua demanda de impressão envolve pequenas tiragens, a impressão digital provavelmente valerá mais a pena. Agora, se você precisa de média a grandes tiragens, a impressão offset é o mais indicado no seu caso pelo custo x benefício e por outras vantagens que veremos a seguir.

Vale a pena?
Os benefícios falam por si mesmos:
1) a qualidade é superior à impressão digital (pois a tinta penetra no substrato);
2) permite a impressão em um maior número de substratos;
3) custo x benefício maior em grandes tiragens;
4) possibilita a impressão em grandes formatos e
5) possibilita grande velocidade de impressão.

Caso você precise de suporte para impressão offset, não coloque seu projeto em risco. Embora esse processo de impressão seja uma “arte”, também envolve muita tecnologia. É necessário conhecimento das etapas, experiência e profissionais treinados para não haver erros. Se o seu trabalho precisa de alta qualidade, velocidade e impressão em diferentes materiais, não erre a mão. Pode nos procurar que estamos preparados para tirar suas dúvidas.